Memória

Os títulos abaixo estão colocados na vez de um índice sintético dos textos muito longos e ilustrados, publicados nas categorias encabeçadas por esta página. É favor clicar sobre os títulos para a eles ter acesso..

__________________________________________________________________________________________________

 O meu avô na América

08 dEstes textos e estas ilustrações documentam a ida e regresso de Sebastião de Matos Gomes aos Estados Unidos da América, onde viveu cerca de dezasseis anos, de 1911 a 1926 na cidade de Providence, no Estado de Rhode Island.

_____________________________________________________________________________________

Fávio, artista e amigo meu

foto tirada pelo tio Zé Paulino em 2005

foto tirada pelo José Paulino da Costa Brites, tio do Flávio, em 2005.

Uma “experiência de aplicação dos tempos livres na educação artística”? Uma “exploração psico-pedagógica no domínio das artes plásticas” ? Uma divagação a respeito da “arte infantil”? Se é quase isso, também não é preciso exagerar. O que nos trouxe aqui foi um enorme desejo de brincar!

_____________________________________________________________________________________________

Carlos Faria e eu

101 a p 

A publicação desta texto na altura em que foi concebido, foi acicatada pela tremenda ansiedade de, mais do que dá-lo à leitura, de escrevê-lo. O meu amigo Carlos Faria havia falecido há pouco e os sentimentos de amizade e admiração que me haviam aproximado dele no fim dos anos sessenta fizeram que, com a cumplicidade de seu filho Carlos Nuno Faria, num ápice, tenha sido confeccionada autêntica plataforma de evocação e de reencontro com o nosso grande amigo. Fujo aqui, como é evidente, às palavras pesadas da consagração sacramental que o próprio Carlos Faria evidentemente dispensaria. Escrevi-o de um folgo e publiquei-o logo, em Janeiro de 2010. A quantidade de reminiscências que contém justificam plenamente que o inclua, sem tirar nem pôr, no sector biográfico deste sitio, que elaboro a respeito das minhas ilusões artísticas.

________________________________________________________________________________________

Meninos e desenhos de Montemor-o-Velho

– Palavras para uma mão cheia de bonecos feitos  em 2012 que poderão ser vistos nas paredes do agrupamento de escolas em Montemor-o-Velho.

Carla, Gonçalo, Joana, Vanessa

Carla, Gonçalo, Joana, Vanessa

.

.

.

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s